Encontro do Jovem Empreendedor Rural reuniu mais de 250 participantes

Idealizado em 2013, o Encontro de Jovens Empreendedores do Meio Rural mobilizou na manhã desta quinta-feira (14), no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCET da Uniplac, cerca de 250 pessoas entre estantes, jovens do meio rural, familiares, lideranças estudantis, pesquisadores e técnicos.
A vice-governadora Daniela Cristina Reinehr palestrou no evento enfocando a visão do governo do Estado e as políticas públicas para os jovens rurais que representam uma oportunidade para permanência no meio rural, com empreendedorismo e protagonismo.
O Encontro de Jovens Empreendedores do Meio Rural tem como proposta contribuir no processo de formação de jovens rurais como protagonistas do desenvolvimento sustentável com cidadania no campo. Além de promover o empreendedorismo, espírito solidário e iniciativas inovadoras que agregam valores a produtos, serviços e espaços numa perspectiva ecocultural.
“A Epagri é um elo entre o produtor rural e o governo e nosso objetivo é fomentar esse potencial humano rural para que se desenvolva plenamente”, destacou Daniela Reinehr. Ela afirmou que o governador Carlos Moisés é sensível às demandas do meio rural e citou que ele, cultiva abelhas e tem atividade de pecuária.
“Um dos grandes desafios hoje é como fazer com que o jovem permaneça no campo, produzindo com eficiência e condições técnicas. É importante associar o meio rural ao turismo, respeitando as características de cada região”, citou a vice-governadora se referindo como uma das metas do governo. O encontro foi coordenado pelo gerente regional da Epagri Olmar Neuwald e pela extensionista e coordenadora do projeto Jovem Empreendedor Rural na Serra, Andreia Meira. O prefeito em exercício do município de Palmeira, Sandro Masselai, representou a Amures.
O secretário executivo da Amures Walter Manfroi representou o presidente da associação de municípios prefeito de Bom Retiro Vilmar Neckel e destacou que a Epagri tem uma forte parceria com os 18 municípios da Serra Catarinense. Ele lembrou que a proposta que suspende incentivos fiscais do meio produtivo, gerou insegurança entre os produtores. E pediu à vice-governadora que o governo mantenha os incentivos da atividade primária para o desenvolvimento do setor.
O evento contou ainda com as palestras das doutoras Rose Gerber, extensionista da Epagri, que falou sobre a Ação Jovem Rural em SC e Cristina Keiko Yamaguchi , Pro Reitora de Pesquisa da Uniplac, que palestrou da Análise da Tendência da Agricultura Familiar. Na parte da tarde ocorreram debates e oficinas com as experiências dos jovens em seus municípios.

Texto e Fotos: Amures

Compartilhe

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *